domingo, 9 de maio de 2010

A experiência de trabalhar a noite

Está pensando em trabalhar a noite?
Trabalhar a noite tem suas vantagens e suas desvantagens e cada pessoa reage de uma forma, dependendo do tipo de trabalho e do estilo de vida de cada um.
A noite pode ser bem agitada para aqueles que trabalham em festas, boates, bares etc.
Em geral são pessoas jovens e sempre conseguem se divertir, conhecer pessoas e até arrumar uns ficantes.
Namorar é difícil, a não ser que o namorado(a) também seja do ramo ou muuuuito compreensivo e que de preferência também trabalhe a noite.
Nenhum namorado(a) gosta de passar os finais de semana sozinho, portanto se o seu emprego, assim como o meu, é para trabalhar às sextas, sábados e domingos o seu namoro provavelmente não irá muito bem.
Existe uma diferença básica em trabalhar na noite e trabalhar de noite, quem trabalha na noite, trabalha na agitação da cidade, com o público, dá até para se divertir, mas não é o meu caso.
Quem trabalha a noite em hospitais, TVs, rádios ou agências de comunicação (meu caso) terá uma vida bem solitária, com pouca animação e pode ter problemas.
Desde que comecei a trabalhar a noite em 2007 tive muita insônia, porque dormir de dia com a claridade e o barulho da cidade de Sâo Paulo é bem complicado.
Além disso tive muita dor de cabeça, irritação e estresse, principalmente em virtude da escala.
Aqui na EBC foi implantada uma escala em que as folgas são em geral durante a semana e não nos finais de semana, isso praticamente acabou com a minha vida social.
Depois de três anos e meio trabalhando a noite perdi quase todos os meus amigos e tenho pouco contato com a família já que sempre que eles saem eu estou trabalhando.
Pior é arrumar amigos para sair com você durante o dia, isso é quase impossível, portanto é bom que você seja assinante de TV à cabo ou tenha piscina em casa (eu tenho as duas coisas).
Esse pode não ser o seu caso mas se tiver uma família constiuída (eu moro sozinho) ou for uma pessoa caseira pode até gostar bastante da calmaria da madrugada.
Morar sozinho tem pelo menos uma vantagem, não tem ninguém fazendo barulho em casa durante a manhã quando os notívagos vão dormir.
O adicional noturno faz diferença? Faz. Vinte e cinco por cento a mais pode ser uma boa diferença no salário dependendo de quanto você receba.
Empresas grandes como a TV Record e a EBC (onde eu trabalhei) constumam oferecer transporte gratuíto para o retorno, o que também pode fazer diferença no salário, principalmente se você morar longe ou for com o seu próprio carro.
Ainda que a sua empresa não ofereça transporte São Paulo é muito boa de andar durante a noite, as ruas estão vazias e tirando os finais de semana você não pega congestionamento: vai e volta rapidamente e se Sâo Paulo é assim, imagine as outras cidades.
Caso você viva sozinho como eu e seja obrigado a trabalhar a noite procure sair, mesmo sozinho para não se sentir solitário, comigo deu certo até o corte dos meus finais de semana pela escala, quando eu comecei a enlouquecer (ainda não enlouqueci, mas to quase).
Na minha opinião se você está desempregado ou precisando aumentar a sua renda vale a pena, se não, não comprensa.
Eu estou tentando voltar para o dia faz mais de dois anos e acredite, a coisa mais difícil é encontrar alguém disposto a trocar de horário com você caso esteja trabalhando de madrugada.
No mais, boa sorte!

Wagner Jr.
wajunior@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário