segunda-feira, 27 de julho de 2009

Definido o padrão da TV digital: Padrão Google!

Enquanto os grandes grupos de radiodifusão e de telecomunicação brigam pela escolha do padrão digital de televisão, uma revolução silenciosa está acontecendo.



Não se trata da guerra obscura que acontece entre os lobistas das Telefonias e da ABERT, dentro dos palácios do governo, tampouco da briga de gigantes entre Estados Unidos, União Européia e Japão, tentando impor ao Brasil o seu sistema digital.



Trata-se de uma revolução chamada You Tube (www.youtube.com), que no Brasil já tem o seu similar, chamado de Videolog (www.videolog.tv) .



Não faz muito tempo, a Google, comprou o You Tube por uma fortuna e se o sucesso do Videolog for parecido, em breve, este também poderá ser comprado.



O Videolog possui um sistema idêntico ao do You Tube, é um sistema totalmente digital que possibilita a qualquer pessoa disponibilizar o seu vídeo para a rede mundial de computadores.



Desde o seu lançamento no Brasil milhares de jovens e adultos do país inteiro e de parte da América Latina criaram as suas mini-emissoras de TV no Videolog.



Estas mini-emissoras contam com um grupo de pessoas que trabalham voluntariamente para produzir centenas de horas de programação diária, que vão desde cobertura de festas e eventos até vídeo-clips caseiros para a divulgação de novas bandas.



Através do Videolog centenas de pessoas estão ficando conhecidas e abrindo espaço para a divulgação de produtos artísticos e culturais praticamente ignorados pelas emissoras de TV do país.



O mais interessante é que para se criar um programa ou uma nova emissora de TV virtual no Videolog, não é preciso concessão ou qualquer tipo de autorização, mas muita criatividade, já que a concorrência é acirrada.



É possível que por falta de verbas, muitas destas mini-emissoras parem de funcionar em um curto espaço de tempo ou sejam substituídas por outras, mas o conceito de TV na internet deve permanecer e os oligopólios das grandes redes na audiência tende a se reduzir.



E a revolução está apenas começando, pois com o custo cada vez mais baixo na produção áudio-visual, as facilidades da informática e a difusão tecnológica, pode-se afirmar que o futuro da TV passa pelo computador e, por conseguinte pelo You Tube ou pelo Videolog.



Que tal assistir a viagens de pessoas comuns para lugares os quais você quer ir? Ou bandas de rock que jamais tocaram em sua emissora de rádio FM preferida? Ou quem sabe uma comédia de um jovem humorista que você nunca ouviu falar? Ou mesmo a reunião do prédio onde você mora, gravada pelo seu vizinho e a qual você deveria também ter ido?





E quem sabe você queira participar desta revolução e além de ver todos estes vídeos você também queira montar o seu próprio programa de TV?



A TV Digital no You Tube e no Videolog já está funcionando há muito tempo e o padrão escolhido é o mesmo: Google!



WJr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário