segunda-feira, 27 de julho de 2009

Você pagaria por um CD pirata o mesmo que paga por um Cd original?

Você pagaria por um CD pirata o mesmo que paga por um Cd original?


Você pagaria por um CD pirata o mesmo que paga por um Cd original?

Desde que a Rede Globo tornou-se a emissora mais poderosa do país,
líder absoluta na audiência e no poder de influencia, surgiram várias
emissoras que tentaram copiar o seu formato, no Brasil e fora dele.

È importante frisar que o que levou a Rede Globo ao império televisivo
que é hoje foi uma junção de fatores: investimento alto, contratação
de pessoal especializado (os melhores do mercado), apoio dos governos
(principalmente durante a ditadura), apoio técnico externo (Grupo Time
Life) e a criação de um padrão estético, entre outros.

Também contribuíram para a rápida ascensão da emissora ao topo da
audiência: a falência das TVs Tupi e Excelsior e os incêndios
criminosos da TV Record, mais especificamente o segundo, em 29 de
julho de 1966.

Enquanto o SBT consagrava-se como o líder absoluto na vice-liderança
no final da década de setenta, com uma programação popularesca, nascia
no início da década seguinte a primeira tentativa de cópia bem
sucedida da Rede Globo, a Rede Manchete.

A Rede Manchete investiu basicamente nos mesmos carros chefes da Rede
Globo: jornalismo e novela.

Apesar de possuir uma grade de programação muito semelhante com a Rede
Globo, imitando o chamado "sanduíche" (uma novela entre dois jornais
ou vice-versa) e o estabelecimento de um padrão muito parecido com o
padrão globo de qualidade, a Rede Manchete tinha personalidade e era
muito criativa.

A novela de maior sucesso da Manchete, "Pantanal", dirigida por Tizuka
Yamazaki, provocou uma mudança no formato e no conceito de ver e fazer
novela, seguida até mesmo pela Rede Globo, que nessa época era líder
nesse seguimento.

A idéia de criar uma concorrente à altura da Rede Globo não deu
resultado e em 1999 a Rede Manchete faliu afundada em dívidas; logo
ela que tinha como slogan "A TV do ano 2000".
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Nos últimos anos, estamos assistindo a mais uma tentativa de criação
da Nova Rede Globo, mas desta vez com muito menos personalidade:
trata-se da Rede Record.

A Rede Record dos últimos anos é uma imitação cara-de-pau da Rede
Globo: copia os cenários, as vinhetas, o selo "marca d'água", os
apresentadores, as novelas, tudo...

Para conseguir criar uma emissora com a mesma qualidade, padrão e
formato da emissora líder, a Rede Record investe alto, cerca de US$
103 milhões/ ano.

Nos últimos quatro anos a Rede Record triplicou o número de seus
funcionários, construiu nove estúdios repletos de equipamentos
digitais e contratou diversos funcionários da Rede Globo a preço de
ouro.

O alto investimento só é possível graças à ajuda divina, pois seria
impossível para uma emissora do porte da Rede Record investir tanto em
tão pouco tempo e cobrir todos os gastos com o aumento da demanda por
comerciais de TV, por isso, alguns investidores poderiam crer que a
Rede Record trabalhe no "vermelho".

A estratégia para alavancar a audiência a princípio tem dado certo; em
2006 a Rede Record aumentou a sua audiência em quase 30% subindo de
sete para nove pontos no Ibope, enquanto o SBT teve uma queda recorde
de onze pontos.

Diante dos números, a Rede Record afirma já ser a segunda colocada na
briga pela audiência, mas o SBT rebate.

Mesmo que o SBT tenha perdido a vice-liderança, ainda assim, a
distância da Rede Record para a Rede Globo é bastante grande e a
estratégia pode não ser tão eficiente para derrubar a emissora líder.

Diante de uma emissora extremamente competente e a sua cópia
extremamente fiel, acredita-se que a maioria irá preferir a versão
original; portanto a estratégia da Rede Record só serve mesmo para
brigar com o SBT.

Você pagaria por um CD pirata o mesmo que paga por um Cd original?




Escrito por Wagner Jr. às 14h44

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